![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpmf4zstP2_O-vDpq5V6jfW5kiQHpKbuUpe5W_K6COiL-4oUepCPUSoNty8RON0OZqVBT7pybjSt4bZu_PwX5eYps4TODqhKxFFgoTG48aU8-AYdR1RUUzDCx1zmEz0mBqPyf2bf0CuxI/s320/ffoto.jpg)
Distribuição:
Esta espécie vive ocupando vastos territórios, onde os indivíduos se organizam em pequenos grupos. Podem ser encontrados desde a Europa ocidental, até à Ásia e Norte de África. Foram introduzidos por mão humana na América do Norte e até na Nova Zelândia.Em Portugal, podem ainda ser encontrados em praticamente todo o território continental, à excepção do litoral, onde a construção para habitação e indústria não deixou espaços suficientemente grandes para a sua manutenção.Em algumas zonas agrícolas, acabam por ser um problema, já que destroem plantações de milho e vinhas, entre outros produtos agrícolas, causando elevados estragos e muitos prejuízos ao produtor.Em adulto, e quando se sente ameaçado, este animal é extremamente violento.A sua caça está regulamentada e só é permitida de acordo com a legislação em vigor e com acompanhamento das autoridades responsáveis. Estas caçadas esporádicas, denominadas montarias, são carregadas de simbolismo, já que envolvem toda uma tradição com muitos anos, onde os iniciados têm o papel principal e onde é feito um baptismo sempre que o iniciado abate o seu primeiro troféu.
Alimentação:
Estes animais escavam a terra em busca de raízes e tubérculos, e nas zonas onde existe, a bolota também faz parte da sua alimentação. A sua procura por alimentação é feita maioritariamente durante a noite.Durante o dia, vive em tocas, abrigos que escavam no solo com as suas patas.As fêmeas têm grandes proles, que protegem de forma empenhada e, se necessário, atacando o intruso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário