terça-feira, 29 de julho de 2008

mundo animal do macaco aranha

NOME COMUM: Macaco-aranha

OUTROS NOMES: coatá preto ou quatá

NOME EM INGLES: Spider Monkeys

NOME CIENTÍFICO: Ateles geoffroyi

FILO: Chordata

CLASSE: Mammalia

ORDEM: Primatas

FAMILIA: Cebidae

SUBFAMÍLIA: Atelinae

CARACTERÍSTICAS:Comprimento:
Mede de 38.2 a 65 cm, com a cauda de 50.8 a 90 cm.

Cauda: preênsil.

Distribuição: Guianas, Amazonas

Habitat: Florestas tropicais chuvosas

Hábito: Diurno

Comportamento: Grupo de até 30 indivíduos

Longevidade: 33 anos

Maturidade: Fêmea - 4 anos,

Macho - 5 anos

Época reprodutiva: Durante todo o ano

Nº de filhotes: 01

Nº de crias: 1 a cada 24 - 36 meses

Peso adulto: 6 a 8 Kg

Alimentação na natureza: Frutas, sementes, folhas, insetos e ovos

Alimentação em cativeiro: Frutas, verduras e ovos.

Periodo de gestacao; 226 a 232 dias

Filhote: Peso 340 g.

Predador Natural: Em primeiro lugar os carnívoros, como a onça; depois o homem, que está acabando com a floresta amazônica onde eles vivem.

O nome desse macaco casa perfeitamente com ele. Distinguem-se à primeira vista pelos longuíssimos membros, cauda comprida e abdome dilatado, que fazem que eles se pareçam com uma aranha gigantesca. Atingindo 65 cm de comprimento, mais 90 cm de cauda, e podem pesar até 8 kg.

Quando trepa em uma árvore, movendo, com grande rapidez, seus membros compridos.


Esse macaco americano lembra uma aranha na sua teia. Ainda mais impressionante é o fato de usar, para isso, não apenas os quatro membros, mas também a cauda. Esta é preênsil e pode se enrolar e desenrolar a fim de segurá-lo ou para pegar pequenos objetos. O macaco-aranha prefere mesmo usá-la em lugar das mãos. Se você lhe der algo para comer ele pega com a cauda, como faria um elefante com a tromba.

Quatro espécies e 16 subespécies são reconhecidas pelos primatologistas e se distribuem desde os 23 graus de latitude, nas florestas costeiras do México para o sul, até o limite meridional da floresta amazônica, entre os rios Tocantins e Tapajós.

A pelagem, sempre escura, às vezes preta, é rala e esparsa. A pele superior é preta,
dourada, ou avermelhado e a face está freqüentemente marcada com uma máscara pálida de pele despigmentada ao redor dos olhos e focinho. Os braços são mais longos que as longas pernas, e as mãos possuem o polegar rudimentar, como acontece com os gibões, o que constitui uma adaptação ao salto de ramo em ramo, onde a mão é usada como um gancho. A cauda tem mobilidade notável e é utilizada com precisão para segurar os objetos menores e mais delicados. A cabeça, redonda e pequena, provida de grandes orelhas, tem bastante mobilidade. Macacos de aranha Fêmeas têm um clitóris aumentado que se assemelha ao pênis de machos.

Em habitat natural, vivem nos ramos mais altos das altas árvores e raramente são vistos no solo. No topo das árvores encontram seu alimento (principalmente frutos e folhas): e ali dormem em grupos de dois ou três, presos uns aos outros pelas caudas.

Sua dieta inclui 90% de frutos e sementes, complementados com flores e brotos. Eles também podem comer algumas nozes, sementes, insetos, aracnídeos, e ovos. Eles se alimentam logo cedo e dedicam toda manhã em busca de alimento. Depois das 10 horas segue-se um período de repouso, para os adultos, e de brincadeiras, para os filhotes. À tarde comem alguma coisa, recolhendo-se à noite para dormir.

O comportamento social desses macacos é complexo. Estes animais são sociais e tendem a formar grupos de aproximadamente trinta indivíduos. Grupos de até 100 já foi registrado. A maior parte, estes grupos grandes dividiram-se em subgrupos menores para cobrir uma região e, só durante alguns semanas fora do ano é junto o grupo inteiro. O tamanho de grupo varia com tipo de habitat e parece depender em grande parte da produtividade da área. Mostram-se curiosos quando surpreendidos pelo homem, de que se aproximam bastante, sacudindo as pontas dos galhos e emitindo gritos que soam como latidos. Ás vezes quebram os galhos que atiram para baixo, sem direção, mostrando grande excitação e retirando-se em seguida.

Cerca de 12 tipos diferentes de sons podem ser reconhecidos e identificados, de acordo com a ocasião em que são emitidos.

Os quatás, como são chamados na Amazônia, mantêm sempre a cabeça erguida,. preferindo descer das árvores de costas, e não como o fazem os guaribas. Dão saltos longos, cobrindo mais de dez metros, e é comum deixarem-se cair, da altura de seis ou sete metros, para um galho mais baixo.

Os bandos movimentam-se em domínios cujos limites são definidos, que se
podem so brepor em parte, e onde encontram alimento e abrigo. Em geral percorrem as mesmas rotas durante o dia, retornando às mesmas árvores, à noite, para dormir. Os caçadores aproveitam-se deste fato e conseguem dizimar grande número de macacos, cuja carne é muito apreciada.

Os macacos-aranha não parecem ter uma estação de procriação regular. As fêmeas têm um ciclo de 24 a 27 dias; o acasalamento se restringe a um período de dois a três dias. A gestação dura 226 a 232 dias e nasce apenas um filhote. A ovulação é suspensa pela amamentação e os nascimentos acontecem em intervalos de 2 a 4 anos.
Os filhotes nascem em qualquer época do ano. Durante os primeiros quatro meses, dependuram-se na barriga da mãe. Depois passam para as costas dela. Os machos são sexualmente maduros em cinco anos e fêmeas em quatro.

Nenhum comentário: