terça-feira, 29 de julho de 2008

mundo animal do tangará

NOME COMUM: Tangará

OUTRO NOME: Saíra-pintor

NOME CIENTÍFICO: Tangara fastuosa

NOME EM INGLÊS: Seven-coloured Tanager

FILO: Chordata

ORDEM: Passeriformes
FAMÍLIA: Thraupidae

COMPRIMENTO: 13,5 cm

ALIMENTAÇÃO: A alimentação básica na natureza consiste de pequenas frutas e bagas, insetos que recolhem nas folhagens e ramos.

DISTRIBUIÇÃO: Espécie exclusiva da região Nordeste. Ocorre no litoral de Pernambuco à Alagoas.

HABITAT: Vive nas porções remanescentes de Mata Atlântica noNordeste.

CARACTERÍSTICAS: Bico cônico, triangular na base.

NINHO: Ninho em forma de taça rasa, contruído nos galhos de árvores.

OVOS: 3 ou 4 por vez. 15-17 dias de incubação

MATURIDADE SEXUAL: 12 meses

PERÍODO DE REPRODUÇÃO: Primavera e verão

AMEAÇA: As populações da espécie só existem no litoral de Pernambuco e Alagoas. Foram ao longo dos anos muito perseguidas pelos criadores de pássaros. Hoje elas estão em estado crítico devido e encontra-se ameaçada de extinção, devido principalmente à forte pressão de caça para abastecer o comércio ilegal de aves silvestres e também à rápida degradação de seu habitat
O Tangará é conhecido no Brasil desde o século XVII, quando um naturalista de nome Macgrave visitou nosso País e descreveu inúmeros representantes da nossa fauna e flora. Esta ave da um toque latino-americano à América do Norte durante a primavera e o verão. A maior parte das 200 espécies de tangarás vive na América Central e do Sul, embora existam 4 espécies que procriam nos Estados Unidos e Canadá.
O macho, durante a época de acasalamento, apresenta cores brilhantes, enquanto as fêmeas são menos vistosas. Depois da temporada de acasalamento, a plumagem do machos de tangará norte-americano são vermelhos, mas o tangará que habita as montanhas do oeste do EUA é amarelo com asas pretas e rastro vermelho.
Há tangarás menores que um pardal e outros maiores que uma pega. Todos têm bico cônico. O tangará raramente pousa no chão, passando a maior parte do tempo em árvores ou arbustos. Alimenta-se de frutas, grãos, sementes e insetos. Algumas espécies vivem em bandos; outras são solitárias. O nome tangará vem do tupi tãga 'rá.

Nenhum comentário: