quarta-feira, 30 de julho de 2008

mundo animal da tartaruga de couro


NOME COMUM: Tartaruga marinha; tartaruga de couro; tartaruga-coriácea ou tartaruga-alaúde

NOME EM INGLÊS: Leatherback Turtle

NOME CIENTÍFICO: Dermochelys coriacea

FILO: Chordata

CLASSE: Reptilia

ORDEM: Chelonia

FAMÍLIA: Dermochelyidae

CARACTERÍSITCAS: Poucas espécies. Bico com dentes serrilhados. Escamas sobre a cabeça (os filhotes são cobertos de escamas) Ovos: aproximadamente 100 de cada vez

HABITAT: Águas tropicais. Está mais adaptada às águas frias devido à sua derme grossa e oleosa. Como resultado, é a mais amplamente distribuída; há registros em altas latitudes onde as temperaturas da água oscilam entre 10º C e 20º C.

STATUS: em perigo

ALIMENTO: É uma tartaruga carnívora, se alimentando basicamente de águas-vivas e de sua fauna acompanhante. Por causa desta alimentação, elas freqüentemente confundem sacos plásticos ou celofane com águas-vivas e correm o risco de morrerem por indigestão.

REPRODUÇÃO: As fêmeas normalmente desovam de 4 a 6 vezes por temporada, com 61 a 126 ovos por ninho. Normalmente mais da metade do ninho consiste de ovos pequenos e sem gema (não férteis). A incubação varia de 50 a 78 dias e a temperatura "ótima" é por volta de 29º C.

PREDADORES: Seus ovos e embriões são comidos por caranguejos, porcos e lagartos. Já os filhotes são predados por mamíferos, aves, peixes e lulas. Juvenis e adultos são atacados por tubarões e baleias Orca (Orcinus orca). Adultos são capturados em redes flutuantes para pesca pelágica e por linhas longas (Long-Lines) usadas para pesca de atum. Não há pesca comercial para esta tartaruga, mas em alguns lugares sua carne é usada como isca na pesca de tubarões.

HÁBITOS: Esta espécie tem hábitos *pelágicos e se aproximam da costa somente durante a temporada de reprodução. Também conseguem descer a grandes profundidades e estão bem adaptadas aos mergulhos profundos.

COMPRIMENTO: podem atingir 2 m de comprimento.

PESO: chegam a pesar até 600 kg. A maior tartaruga-de-couro que foi registrado era um macho encalhado na Costa Ocidental de Gales em 1988. Ele pesou 916 kg.
O governo Federal norte-americano listou a tartaruga-de-couro como em extinção mundial. Em 1982, Peter Pritchard calculou que existiam no mundo 115 mil fêmeas adultas e que a metade delas estavam vivendo no México ocidental. Porém, estimativas atuais são que apenas 20,000 a 30,000 tartarugas de couro fêmeas existem no mundo. Um esforço significativo está sendo feito pelo governo e agências de não governamentais e indivíduos privados para aumentar a consciência pública de conservação das tartarugas marinhas. Agências federais e Estatais e organizações de conservação privadas como o Centro para Conservação Marinha, Greenpeace e National Audobon Society, produziu e distribuiu uma variedade de ajudas auditivo-visuais e material impresso sobre tartarugas de mar.O filhote desta tartaruga enorme tem todas as unhas, mas ele as perde quando se torna todas as unhas, mas ele as perde quando se torna adulto. Apenas o macho conserva uma unha, grande e recurvada, com a qual ele se agarra às costas da fêmea durante o acasalamento. Isto é necessário porque o acasalamento ocorre enquanto as tartarugas nadam. A característica mais marcante da tartaruga de couro é a consistência de sua carapaça. A carapaça não é constituída de placas ósseas, mas sim recoberta por uma pele grossa e coriácea. A tartaruga-de-couro também se distingue das outras no tamanho. É a maior tartaruga do mundo e algumas delas, quanto adultas, podem atingir 2 m de comprimento e chegam a pesar até 600 kg. Usando as patas como nadadeiras, ela nada velozmente e é uma grande devoradora de peixes, moluscos e algas marinhas. Como as outras tartarugas, ela desova na areia da praia.

Nenhum comentário: